segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CELULITE - PELE CASCA DE LARANJA

Apesar de muitos médicos não considerarem a celulite uma doença, em termos médicos celulite significa infecção do tecido celular subcutâneo. Vulgarmente designam a celulite como uma inflamação dos tecidos conjuntivos, que leva a edema, pele dura e com aspecto de casca de laranja. Nos casos mais graves, formam-se nódulos e a zona atingida, quando pressionada, provoca dor.
A celulite não tem uma cura definitiva mas pode ser minimizada. As causas que originam a celulite não são ainda totalmente conhecidas. Além de existir uma predisposição hereditária, de ser característico das mulheres, quer sejam magras ou não, pensa-se que estejam envolvidas no processo enzimas e hormonas responsáveis pela quebra ou aumento das células gordas. Estes factores, importantes no aparecimento da celulite, são impossíveis de controlar. Mas existem outros factores que podemos controlar, mudando os nossos hábitos diários, tais como uma alimentação equilibrada, a ingestão de água, prática de atividade física, dormir bem, evitar o cigarro e o stress, e a aplicação de tratamentos locais apropriados.
gordura abdominalA obesidade ou excesso de peso contribui para o aparecimento da celulite na medida que o aumento do nº de células adiposas acentua o repuxamento das fibras do tecido, acentuando o aspecto casca de laranja. O cigarro dificulta a circulação, aumenta a retenção de toxinas no organismo e dificulta a oxigenação do mesmo. O excesso de sal na alimentação leva a um aumento da retenção de líquidos, agravando a celulite. Estados depressivos também contribuem para a formação de celulite, pelo maior número de radicais livres formados no organismo, cujos efeitos se mostram não só no aparecimento de rugas, como no aparecimento ou agravamento da celulite.
Ter hábitos saudáveis é essencial para minimizar os efeitos da celulite e evitar a sua evolução. Sem eles, todos os tratamentos estéticos ou cremes usados para o efeito serão em vão, pois rapidamente a celulite voltará a instalar-se de forma visível no seu corpo.
fritosguloseimasbatatas fritas e ketchup
A nível alimentar, evite:
- Açúcar branco refinado;
- Gomas, doces e guloseimas;
- Refrigerantes (mesmo os sem açúcar);
- Fruta e vegetais enlatados;
- Fritos (mesmo que sejam só vegetais);
- Pão branco, bolos, bolachas e biscoitos que contenham farinha branca;
- Carnes gordas, enlatadas ou fumadas;
- Batatas fritas, salgados, panados, manteigas, maioneses, queijos gordos, molhos embalados;
- Comidas fastfood.
Se a celulite deixa de ser um problema meramente estético e começa a tornar-se um problema de saúde, pois dela resulta dor e edema, será aconselhável consultar um dermatologista.
A nível de tratamentos, tratando-se de um problema unicamente estético, existem várias técnicas que podem ser utilizadas. O aconselhamento sobre qual o tratamento a adoptar poderá ser dado pelo dermatologista ou por uma clínica de estética com pessoal habilitado para tal.
produtos de tratamentoTemos como tratamentos possíveis na correção da celulite a endermologia, a radiofrequência, os ultrassons e o laser. Estes métodos atuam por ativação da circulação, promovendo a drenagem dos líquidos acumulados e favorecendo a eliminação da gordura. Consoante o grau de celulite e o método a utilizar poderão ser realizados uma vez por semana ou duas vezes por mês.
Quanto ao tratamento com anticelulíticos que podem ser usados em casa, a sua eficácia dependerá da frequência e do modo como os utiliza. Produtos contendo cafeína ou castanha da índia ativam a circulação sanguínea e linfática, diminuindo o aspecto casca de laranja. Estes produtos só serão eficazes se aplicados diariamente após o banho e, de preferência, ao final do dia. A aplicação destes cosméticos deve ser feita massajando sempre na direção do centro do corpo (por ex., do pé para a coxa, da mão para o ombro). Lembre-se que ao aplicar o creme nas pernas, estas deverão estar mais elevadas do que o tronco, de modo a favorecer a drenagem linfática.
Não esqueça que para tratar a celulite não existe um só método eficaz mas sim a combinação de diversos métodos e de um estilo de vida saudável, que passa não só por uma correta alimentação mas também pela prática de exercício físico. Neste caso, o ideal será praticar 45 minutos de exercício físico (corrida, caminhada, bicicleta…) pelo menos três vezes por semana. Seja persistente e verá que a combinação de todos estes fatores lhe trará muito bons resultados.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário